¨Alimentação X Câncer¨, saiba prevenir com a Nutricionista RAISSA MAGALHÃES – WhatsApp (77) 9 9200-9118




 

SAÚDE

Dica de Saúde com a Nutricionista RAISSA MAGALHÃES (CRN-510339) – Atendimento em Jequié nos dias; 15, 16 e 17 de Maio

WhatsApp (77) 9 9200-9118

ALIMENTAÇÃO E O CÂNCER – PREVENÇÃO

Antes de pensar na doença (Câncer) ou na pré-disposição que você possa ter, vamos buscar a PREVENÇÃO. Fique atento sobre alguns alimentos promotores do câncer.




AGROTÓXICOS: Os agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para eliminar insetos ou ervas daninhas nas plantações. Também são chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos. Estudos nacionais e internacionais não deixam dúvidas sobre os danos causados por esses produtos na população, principalmente nos trabalhadores e comunidades rurais, e no meio ambiente.

Além da contaminação dos alimentos, da terra, das águas – que em algumas situações torna-se imprópria para o consumo humano – temos a intoxicação de seres vivos, como os mamíferos (incluindo o homem), peixes, aves e insetos. Regiões com alto uso de agrotóxicos apresentam incidência de câncer bem acima da média nacional e mundial. Cabe destacar que desde 2009, o Brasil é o maior consumidor mundial desses produtos.

Além dos alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, castanhas e outras oleaginosas, ovos, leite e carnes frescas, é importante destacar que os resíduos dos agrotóxicos também podem estar presentes nos alimentos ultra processados como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas e pizzas, entre outros, que têm como ingredientes o trigo, o milho, a cana-de-açúcar e a soja, por exemplo. Sempre que possível, consuma alimentos orgânicos, pois além de serem mais saudáveis, contribuem para a preservação do meio ambiente e para a agricultura familiar.

ADOÇANTES ARTIFICIAIS: Os edulcorantes, conhecidos como adoçantes, mais utilizados são: estévia, sorbitol, aspartame, ciclamato, sucralose e sacarina. Apesar de terem sido produzidos originalmente para pessoas com diabetes, que tem restrição de ingestão de açúcar, atualmente são substâncias usadas em vários produtos e consumidas por muitas pessoas.

Foto: Imagem Ilustrativa

Quando consumidos em excesso, os edulcorantes podem causar efeitos colaterais, como dor de cabeça, mal-estar, alterações de humor e diarreia. Além disso, estudos experimentais, realizados em animais, revelam o potencial de determinados adoçantes artificiais, como o aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica, para desenvolvimento de câncer. É importante evitar seu consumo e buscar educar o paladar para sentir o real sabor dos alimentos. Muitos alimentos industrializados como os diet, light, zero e até mesmo os normais possuem edulcorantes em sua composição. Portanto, para saber se está consumindo adoçantes, fique atento à lista de ingredientes nos rótulos dos alimentos.

ADITIVOS: A industrialização de alimentos revolucionou a alimentação influenciada pelo grande crescimento populacional e pela grande urbanização apresentando vantagens em relação à durabilidade, praticidade e preço, mas também desvantagens quando relacionados à saúde. Antioxidantes, corantes, conservantes, emulsificantes e outros aditivos alimentares, à medida que permitem maior durabilidade, cor, sabor, maciez, crocância e outras características aos produtos, por outro lado, são potencialmente cancerígenos e além disso, podem provocar alergias diversas, principalmente para crianças; são precursores de doença de Parkinson; doença de Alzheimer; além de serem resistentes insulínicos, e hipertensivos. 


DICA DA NUTRI: Procure cultivar uma alimentação saudável, desprovidas de compostos artificias advindos da indústria. Leia atentamente o rotulo, principalmente os ingredientes, assim você saberá o que de fato está comendo. PRESERVE SUA SAÚDE!

Fonte: – Inca – CONTE, F. A.; Efeitos do consumo de aditivos químicos alimentares na saúde humana; revista espaço acadêmico, nº 181; junho, 2016.

RAISSA MAGALHÃES é Nutricionista e Líder de Emagrecimento, proposta inovadora em Jequié, já usada em vários estados no Brasil.

Atendimentos;

Jequié – Nutrifit e Silvany 

Vitória da Conquista – Estúdio Mirando Neres – Quarta, quinta, sexta e sábado.

Telefone para contato (Marcações de consulta)
(77) 9 9200-9118. 

Redes sociais
Instagram: @raissamagalhaes_nutri  << (Clique no link)


Facebook: nutraissamagalhaes << (Clique no link)

E-mail: [email protected]

 

 

 



Comentários no Facebook:

Comentários

Categoria: DICA DE SAÚDE - RAÍSSA MAGALHÃES