Notícias de Jequié e Região

Atlantic Nickel reutiliza 90% da água e promove uso responsável dos recursos hídricos nas operações em Itagibá

Atlantic Nickel, empresa baiana que produz e exporta níquel sulfetado, tem compromisso com o desenvolvimento sustentável e mantém estratégias que permitem o uso inteligente e responsável dos recursos hídricos, além de promover uma cultura organizacional voltada para a mudança de hábitos, capaz de construir um futuro com vida em nosso planeta. 

Dentro das operações em Itagibá, o funcionamento de um circuito próprio de reaproveitamento permite o retorno de 90% da água captada em cavas, pilhas, planta de beneficiamento e outras áreas, possibilitando a reutilização no processo produtivo. Isso faz com o que o consumo de água nova represente 10% do total, preservando a disponibilidade hídrica do Rio das Contas e do Rio do Peixe, que favorecem o abastecimento das comunidades locais. 

Prefeitura Gabriela – Covid
Prefeitura IPTU – 2021

Atlantic Nickel possui, ainda, uma estação de tratamento de água com capacidade para 15 m³/h, que fornece água tratada a todos os funcionários da organização. O tratamento físico-químico é composto por um sistema de floculação, coagulação e filtragem, obtendo uma eficiência média de 95% na remoção de impurezas. Além disso, a empresa mantém em funcionamento constante duas estações de tratamento de efluentes, uma doméstica e outra industrial. Os efluentes oleosos, gerados pelos lavadores de veículos leves e pesados, oficinas de manutenção e postos de combustíveis, são tratados na estação de tratamento de efluentes industriais, com capacidade para 1.440 m³/dia, onde é possível fazer a remoção dos óleos e graxas, bem como dos demais contaminantes.   

Já os efluentes domésticos, gerados pelas áreas administrativas e refeitório, possuem capacidade de tratamento para 90 m³/dia, atendendo também aos mais rigorosos padrões de segurança. 

Todas as estratégias implementadas pela Atlantic Nickel buscam respeitar as legislações ambientais, mas vão além das exigências aos requisitos legais, mantendo um compromisso coletivo diário de evitar o desperdício. Internamente e por meio dos diversos canais de comunicação, promovemos práticas responsáveis de consumo e compartilhamos o senso de urgência que nos move diante deste tema que exige ações imediatas.   

No mês de junho, dedicado à pauta ambiental, a empresa reafirma o compromisso de seguir operando uma mineração responsável e transparente, divulgando resultados no relatório de sustentabilidade e investindo em inovação para melhoria contínua da gestão dos recursos naturais.   

Instagram:http://bit.ly/JequieUrgente

Comentários no Facebook:

Comentários

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.