Notícias de Jequié e Região

Dicas para melhorar o sinal de internet na sua casa; Confira

14
Prefeitura – Refim 2020

TECNOLOGIA

Dicas para melhorar o sinal de internet na sua casa

Fotos: Google Images

A internet está tão presente no nosso dia a dia que às vezes nem nos damos conta do quanto ela faz parte da nossa rotina. Na verdade lembramos dela quando aquela série no Netflix começa a travar, o vídeo não executa direito ou o aplicativo de música para de funcionar do nada.

Não tem nada mais desagradável do que quando aquele episódio da sua série preferida trava de repente, não é mesmo? Ou quando você precisa finalizar um trabalho ou uma pesquisa e a internet não colabora! Você se sente na época da linha discada em que tudo demorava praticamente um século!

Enquanto cientistas testam novas tecnologias para tornar o fornecimento de internet cada vez mais rápido, as empresas que fornecem este tipo de serviço disputam clientes com promoções e pacotes que prometem  cada vez mais velocidade na navegação.

Na prática nem sempre é assim. Mesmo com um bom plano de fibra ótica é preciso lidar, muitas vezes, com uma conexão lenta. Por isso abaixo listamos algumas dicas para melhorar o sinal de internet na sua casa. Confira!

Deixe seu roteador visível

 A dica parece simples, mas é eficiente. Sabemos que o roteador não é um dos aparelhos mais bonitos para estarem expostos, mas escondê-lo dentro de um cômodo, por exemplo, pode atrapalhar a emissão do sinal.  O ideal é que ele esteja em um espaço central da casa ou perto de algum lugar onde você utiliza a internet com maior frequência. Além disso, manter o aparelho no alto, em uma bancada ou estante e não no chão irá otimizar a conexão.

Você sabia que outros aparelhos como telefone sem fio e microondas atrapalham o fornecimento do sinal? Por isso deixe seu roteador longe deles.

Mantenha seu aparelho atualizado

Essa dica é importante porque além de garantir mais velocidade na conexão pode significar mais confiabilidade na transmissão de dados. Assim como em qualquer outra tecnologia, o acessório que fornece a rede Wi-Fi está em constante atualização.

Outra possibilidade interessante é investir em uma antena wi-fi que pode otimizar a sua conexão e evitar interferências.

Alguém pode estar consumindo demais sua internet!

 Torrens e outras ferramentas de downloads, jogos online, aplicativos e streamings de vídeos e músicas podem comprometer bastante o sinal da sua wi-fi e, muitas vezes, eles são iniciados automaticamente quando você liga o seu notebook, por exemplo. Vale a pena checar se algum aparelho não está consumindo a maior parte da sua banda.

Além disso, com uma ferramenta disponível na maioria dos roteadores Wi-Fi, o QoS, é possível transferência dos dados por protocolos. Em outras palavras você decide a prioridade do uso da internet: exibição de vídeos na frente de downloads, por exemplo. Também é possível bloquear programas.

Dê um descanso para o seu roteador

Reiniciar o seu roteador ou planejar reboots regularmente pode aumentar a vida útil do seu aparelho e melhorar o fornecimento do sinal. Quando o aparelho trabalha de forma ininterrupta ele pode aquecer e comprometer o seu desempenho.

Vale lembrar que o dispositivo armazena dados em sua memória, estando sujeito a bugs que podem causar erros no sistema. Você pode fazer isso ao dormir ou quando não tiver ninguém em casa, assim a falta de internet nem será sentida no dia a dia.

Sabe de mais alguma dica interessante para otimizar o sinal da wi-fi? compartilha com a gente nos comentários!

 

Comentários no Facebook:

Comentários

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.