IPIAÚ – Jovem desempregada e com câncer, passa no curso de Medicina em Faculdade Federal




 

SUPERAÇÃO

SIGA O INSTAGRAM DO JEQUIÉ URGENTE>> https://www.instagram.com/jequie_urgente/?hl=pt-br

A ipiauense Ana Paula da Costa, diagnosticada há cerca de 10 meses com Leucemia Mielóide Aguda (LMA), e que passa por tratamento em Salvador, foi aprovada no Curso de Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na cidade de Pinheiro, para o período 2019.2. O processo seletivo contou com 50 vagas para medicina, na modalidade de transferência ou portador de diploma. Ana Paula ficou a 11ª colocação. “Estamos todos muito felizes com a notícia. Devido ao tratamento e à previsão breve do transplante medular, pedirei trancamento de matrícula e apenas iniciarei o curso no próximo ano”, contou Ana Paula.




A doença: A principal característica da enfermidade que Ana Paula possui é a super produção das células que acabaram de nascer (tipos de glóbulos brancos). Quando desenvolvidos de forma descontrolada, essas células param de proteger o organismo contra as bactérias e vírus. Em grande quantidade na medula óssea, bloqueiam a formação dos demais componentes do sangue, como glóbulos vermelhos e plaquetas.

Vakinha Online para medicamentos

Mãe de uma garota de 03 anos, Ana Paula está internada no Complexo Hospitalar Dr. Edgar Santos (HUPES), em Salvador. Desempregada e sem poder arcar com os custos de aluguel e alimentação em Salvador, ela e a mãe passaram a morar no hospital. Para poder continuar com o tratamento, Ana Paula precisa adquirir um medicamento indicado para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda (LMA): a Midostaurina (substância ativa). Esse medicamento chega a custar mais de R$ 87.000,00. Apesar de ser registrado pela Anvisa desde abril de 2018, esse medicamento continua a ser negado pelos planos de saúde e o paciente só consegue ter acesso a substância se custeá-lo com recursos próprios ou por meio de liminar na Justiça.

Ela precisa de 8 caixas para que o recurso terapêutico seja realizado corretamente. Para poder ajuda-la a custear todo o tratamento, os amigos e familiares de Ana Paula começaram uma campanha online, por meio da internet e das redes sociais. As doações podem ser feitas através de uma Vakinha (clique aqui) que se encerra no dia 30 de setembro ou depósito na conta: Caixa Econômica Federal/Agência 0636 Op. 01/ Conta Corrente: 7679-8/ Ana Paula da Costa

FONTE: GIRO IPIAÚ



Comentários no Facebook:

Comentários

Categoria: ESPECIAL