Prefeitura de Jequié oferece curso gratuito de salgados assados




JEQUIÉ

SIGA O INSTAGRAM DO JEQUIÉ URGENTE >>https://www.instagram.com/jequie_urgente/?hl=pt-br

Com o objetivo de incentivar a capacitação das pessoas, beneficiárias dos programas assistenciais, visando estimular o desenvolvimento socioeconômico, a autonomia, o empreendedorismo, ampliando a possibilidade de uma renda adicional, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, concluiu, na sexta-feira, dia 19, mais um módulo de curso gratuito na Central de Cursos. Desta vez, foi oferecido o ‘Curso de Salgados Assados’. Na ocasião, estiveram presentes a coordenadora da Central de Cursos, Geisa Calhau, representando a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira; a instrumentadora do curso, Juliana Oliveira, equipe técnica da unidade e os alunos inscritos.

O curso contou com 20 participantes e teve duração de 20h, com aulas teóricas e aulas práticas, sendo ministrado na sede da Central de Cursos, no Centro da cidade. Durante as aulas, os alunos aprenderam a fazer diversos tipos de salgados assados como esfirras, quibes de forno, pão de cebola, de bacalhau e de frango, mini pizzas, pastel de forno, enroladinho de salsicha, bauru, entre muitas outras receitas.




O curso também disponibilizou orientações técnicas de produção e boas práticas de higiene e falou, também, sobre o desenvolvimento de competências relativas à execução do processo produtivo de salgados, como planejamento das quantidades de matérias-primas e produto final, da utilização de equipamentos e utensílios e o controle do processo de produção considerando aspectos de qualidade e normas de processos de trabalho.

Entre as pessoas que participaram de mais esse curso oferecido, gratuitamente, pela Prefeitura de Jequié, aos beneficiários dos programas assistenciais, destacou-se Delezia Moraes da Silva, de 83 anos, moradora do Jequiezinho.

“Amei! Gostei demais! Eu sabia assim, das receitas, mas fui perdendo o jeito, esquecendo as receitas. Mas, com o curso, eu me lembrei e fui fazendo aos poucos e aprendi muita coisa. Meus filhos também gostaram muito.”, disse Delezia Moraes da Silva.

“O objetivo dos cursos oferecidos, gratuitamente, pela Prefeitura de Jequié, através da Central de Cursos, da Secretaria de Desenvolvimento Social, é fazer com que essas pessoas desenvolvam novas habilidades e, por meio desses novos conhecimentos, estejam aptas para produzir, de forma autônoma, gerando renda adicional ou que possam ingressar no mercado de trabalho impactando, de forma positiva, sua própria realidade. É, na verdade, parte primordial de um grande processo de transformação social. É como pegar a vara de pescar e ensiná-los a pescar, produzindo renda.”, disse a coordenadora da Central de Cursos, Geisa Calhau.

Para ampliar as oportunidades daqueles que mais precisam, o equipamento público está com inscrições abertas para os cursos de eletricista predial de baixa tensão, que exige segundo grau completo e faixa etária a partir de 18 anos. Os cursos da Central de Cursos são destinados aos beneficiários dos programas sociais, entre eles o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). É necessário que tenham Cadastro Único atualizado no município de Jequié.

A Central de Cursos fica localizada na Rua Abílio Procópio, número 226, no Centro da cidade, na esquina do Viaduto, próximo ao Hospital Santa Helena. O telefone para contato é o (73) 3526-1749.



Comentários no Facebook:

Comentários

Categoria: Jequié